quarta-feira, 22 de maio de 2013

Hipócrates - biografia resumida

Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) foi um médico grego. Foi considerado o pai da Medicina, o mais célebre médico da Antiguidade e o iniciador da observação clínica.

Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.) nasceu na Ilha de Cós, na costa da Ásia Menor. Era filho de Heráclides e Fenareta, descendentes de Asclépio, deus grego da medicina, por pate de pai, e de Hércules por parte de mãe. Dizia-se que foi membro de uma sociedade secreta denominada Asclepíades, dos filhos de Asclépio, que reunia os sábios e estudiosos.

Viajou a estudo por várias cidades gregas, onde aprende Retórica e Filosofia. Estudou a constituição física das populações e as doenças mais frequentes. Segundo a lenda, hipócrates teria chegado até Cnido, onde havia uma escola de medicina. Teria recusado um convite de Artaxerxes I para socorrer o exército persa, vitimado por uma epidemia, alegando não socorrer inimigos de sua pátria. De volta à cidade natal, passa a ensinar e praticar Medicina na escola do Templo de Esculápio.

 Estabeleceu, em sua prática, quatro princípios fundamentais:

1. jamais prejudicar o enfermo;
2. não buscar aquilo que não é possível oferecer ao paciente, os famosos milagres;
3. lutar contra o que está provocando a enfermidade;
4. acreditar no poder de cura da Natureza.

Desta forma o verdadeiro médico, para cumprir os preceitos de Hipócrates, precisa seguir algumas normas, como:

1. combater a raiz da enfermidade através de seus opostos;
2. atuar habilmente;
3. agir no organismo enfermo com equilíbrio e bom senso;
4. oferecer ao doente a necessária educação;
5. cuidar do indivíduo levando em conta sua singularidade, seu tipo físico, sexo, faixa etária, entre outros fatores;
6. perceber o momento mais adequado de intervir no tratamento;
7. levar em conta não só a fração do organismo afetada, mas o seu todo;
8. sempre se deixar guiar pela ética.

O pai da medicina criou a célebre doutrina dos quatro tumores - sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra - para melhor entender o funcionamento do corpo humano, englobando a própria personalidade do Homem. Conforme estes tumores alcançam o necessário equilíbrio, a saúde está presente no organismo; se um deles está em menor proporção ou em quantidade excessiva, o desequilíbrio se instaura, provocando dor e enfermidades. Esta visão hipocrática perdurou até o século XVIII.

Por volta de 300 a.C. começaram a surgir textos médicos, que ficaram conhecidos como Coleção Hipocrática. São 53 tratados com os ensinamentos provavelmente pertencentes a Hipócrates. A coleção é uma das primeiras obras que tratam da medicina como ciência natural e experimental. Tratam de epidemias, articulações e fraturas.

Seu trabalho marca o fim da Medicina como manifestação mágica e divina e inaugura a ciência baseada na observação clínica. Considera que as doenças resultam do desequilíbrio entre o que chama de humores: o sangue, a fleuma (estado de espírito), a bílis (amarela) e a atrabile (bílis negra). Para ele, todo corpo traz em si os elementos para a sua recuperação. Mas o conhecimento do corpo só é possível a partir do conhecimento do homem como um todo.

A Hipócrates são atribuídos os seguintes escritos: Tratado sobre o mal sagrado, Os ares, as águas e os lugares, O prognóstico, O primeiro e o terceiro livros do tratamento sobre epidemias, A medicina antiga, Os aforismos e o Juramento, trabalho que resume sua ética e é pronunciado até hoje pelos formandos de Medicina.

A data de sua morte é incerta, alguns biógrafos afirmam que ele viveu 83 anos, outros dizem que ele viveu 110 anos. Hipócrates foi sepultado em Larissa, na Tessália, e seu túmulo foi venerado pelo povo durante muitos séculos.

Fonte: www.e-biografias.net
            www.infoescola.com

4 comentários: