domingo, 30 de junho de 2013

Cruz e Sousa - biografia, obras e características

Artigo sobre a vida, obras e características de João Cruz e Sousa grande escritor do Simbolismo no Brasil.

Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa nasceu em Desterro, atual Florianópolis. Filho de escravos alforriados pelo Marechal Guilherme Xavier de Sousa, seria acolhido pelo Marechal e sua esposa como o filho que não tinham. Foi educado na melhor escola secundária da região, mas com a morte dos protetores foi obrigado a largar os estudos e trabalhar.


Foi diretor do jornal abolicionista Tribuna Popular em 1881. Dois anos mais tarde, foi nomeado promotor público de Laguna (SC), no entanto, foi recusado logo em seguida por ser negro.

Em 1890 vai para o Rio de Janeiro, onde entra em contato com a poesia simbolista francesa e seus admiradores cariocas. Colabora em alguns jornais e, mesmo já bastante conhecido após a publicação de Missal e Broquéis (1893), as quais são consideradas o marco inicial do Simbolismo no Brasil que perduraria até 1922 com a Semana de Arte Moderna, só consegue arrumar um emprego miserável na Estrada de Ferro Central.


Casa-se com Gavita, também negra, com quem tem quatro filhos, dois dos quais vêm a falecer precocemente por tuberculose. Sua mulher enlouquece e passa vários períodos em hospitais psiquiátricos.

Foi o escritor quem cuidou da esposa, em casa mesmo. Essa é a temática de muitos poemas de Cruz e Sousa. A linguagem de Cruz e Sousa, herdada do Parnasianismo, é requintada, porém criativa, na medida em que dá ênfase à musicalidade dos versos por intermédio da exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos.

Cruz e Sousa faleceu aos 36 anos, em 19 de março de 1898, vítima do agravamento no quadro de tuberculose.

Veja um trecho do poema “Cristais”, no qual é claro o uso da sinestesia, recurso estilístico que associa dois sentidos ou mais (audição, visão, olfato, etc.):

Mais claro e fino do que as finas pratas
o som da tua voz deliciava…
Na dolência velada das sonatas
como um perfume a tudo perfumava.

Era um som feito luz, eram volatas
em lânguida espiral que iluminava,
brancas sonoridades de cascatas…
Tanta harmonia melancolizava.

Filtros sutis de melodias, de ondas
de cantos volutuosos como rondas
de silfos leves, sensuais, lascivos…

Como que anseios invisíveis, mudos,
da brancura das sedas e veludos,
das virgindades, dos pudores vivos.


Principais obras de Cruz e Sousa


- Missal (prosa)
- Broquéis (poesia)
- Tropos e fantasias
- Faróis
- Últimos soneto
- Evocações
- Sorriso interior
- Triunfo Supremo
- Vida obscura

Principais características das obras de Cruz e Sousa

- No plano temático: a morte, a transcendência espiritual, a integração cósmica, o mistério, o sagrado, o conflito entre matéria e espírito, a angústia e a sublimação sexual, a escravidão e uma verdadeira obsessão por brilhos e pela cor branca;
- No plano formal: as sinestesias, as imagens surpreendentes, a sonoridade das palavras, a predominância de substantivos e o emprego de maiúsculas, utilizadas com a finalidade de dar um valor absoluto a certos termos e o uso metáforas

Trechos de obras de Cruz e Sousa


INEFÁVEL

Nada há que me domine e que me vença
Quando a minha alma mudamente acorda...
Ela rebenta em flor, ela transborda
Nos alvoroços da emoção imensa.
Sou como um Réu de celestial sentença,
Condenado do Amor, que se recorda
Do Amor e sempre no Silêncio borda
De estrelas todo o céu em que erra e pensa.

Claros, meus olhos tornam-se mais claros
E tudo vejo dos encantos raros
E de outras mais serenas madrugadas!

Todas as vozes que procuro e chamo
Ouço-as dentro de mim porque eu as amo
Na minha alma volteando arrebatadas
 

ANTÍFONA

Ó Formas alvas, brancas, Formas claras 
De luares, de neves, de neblinas! 
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... 
Incensos dos turíbulos das aras 
Formas do Amor, constelarmente puras, 
De Virgens e de Santas vaporosas... 
Brilhos errantes, mádidas frescuras 
E dolências de lírios e de rosas ... 

Indefiníveis músicas supremas, 
Harmonias da Cor e do Perfume... 
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, 
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume... 

Visões, salmos e cânticos serenos, 
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes... 
Dormências de volúpicos venenos 
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes ... 

Infinitos espíritos dispersos, 
Inefáveis, edênicos, aéreos, 
Fecundai o Mistério destes versos 
Com a chama ideal de todos os mistérios. 

Do Sonho as mais azuis diafaneidades 
Que fuljam, que na Estrofe se levantem 
E as emoções, todas as castidades 
Da alma do Verso, pelos versos cantem. 

Que o pólen de ouro dos mais finos astros 
Fecunde e inflame a rima clara e ardente... 
Que brilhe a correção dos alabastros 
Sonoramente, luminosamente. 

Forças originais, essência, graça 
De carnes de mulher, delicadezas... 
Todo esse eflúvio que por ondas passa 
Do Éter nas róseas e áureas correntezas... 

Cristais diluídos de clarões alacres, 
Desejos, vibrações, ânsias, alentos 
Fulvas vitórias, triunfamentos acres, 
Os mais estranhos estremecimentos... 

Flores negras do tédio e flores vagas 
De amores vãos, tantálicos, doentios... 
Fundas vermelhidões de velhas chagas 
Em sangue, abertas, escorrendo em rios... 

Tudo! vivo e nervoso e quente e forte, 
Nos turbilhões quiméricos do Sonho, 
Passe, cantando, ante o perfil medonho 
E o tropel cabalístico da Morte...
 



SIDERAÇÕES

Para as Estrelas de cristais gelados
As ânsias e os desejos vão subindo,
Galgando azuis e siderais noivados
De nuvens brancas a amplidão vestindo...
Num cortejo de cânticos alados
Os arcanjos, as cítaras ferindo,
Passam, das vestes nos troféus prateados,
As asas de ouro finamente abrindo...

Dos etéreos turíbulos de neve
Claro incenso aromal, límpido e leve,
Ondas nevoentas de Visões levanta...

E as ânsias e os desejos infinitos
Vão com os arcanjos formulando ritos
Da Eternidade que nos Astros canta...

 

O BOTÃO DE ROSA

O campo abrira o seio às expansões frementes 
das árvores senis, dos galhos viridentes. 
Caía a tarde fresca 
Loira, gentil, vivaz como a canção tudesca. 
A iluminada esfera 
Calma, profunda, azul como um sonhar de virgem, 
Dava um brilho-cetim às verdes folhas d'hera. 
No ar uma harmonia avigorada e casta, 
No crânio uma vertigem 
Duma ideia viril, duma eloquência vasta. 

Tardes formosíssimas, 
Ó grande livro aberto aos geniais artistas, 
Como tanto alargais as crenças panteístas, 
Como tanto esplendeis e como sois riquíssimas. 

Quanta vitalidade indefinida, quanta, 
Na pequenina planta, 
No doce verde-mar dos trêmulos arbustos, 
Que misticismo, justos, 
Bebia a alma inteira ao devassar o arcano 
Das árvores titãs, das árvores fecundas 
Que tinham, como o oceano, 
Febris palpitações intérminas, profundas. 

Esplêndidas paisagens, 
Opunha o largo campo às vistas deslumbradas. 
As múrmuras ramagens, 
À luz serena e terna, à luz do sol - que espadas 
De fogo arremessava, em frêmitos nervosos, 
Pelo côncavo azul dos céus esplendorosos, 
Tinham falas de amor, segredos vacilantes 
Finos como os brilhantes. 

A música das aves 
Cortava o éter calmo, em notas multiformes, 
Límpidas e graves 
Que estouravam no ar em convulsões enormes. 
Aqui e além um rio 
Serpejava na sombra, em meio de um rochedo 
Áspero e sombrio. 
O olhar perscrutador, o grande olhar, sem medo 
E o espírito mudo, 
Como um herói gigante avassalavam tudo... 

Nuns madrigais risonhos 
Abria-se o país fantástico dos sonhos. 
Alavam-se os aromas 
Leais, inexauríveis 
Das largas e invisíveis Selváticas redomas. 

A seiva rebentava 
Em ondas - irrompia 
Na doce e maviosa e plácida alegria 
De uma ave que cantava, 
Dos belos roseirais 
Que ostentavam a flux as rosas virginais. 

E as jubilosas franças 
Dos arvoredos altos, 
Rígidos, atléticos, 
Derramavam no campo uns fluidos magnéticos 
Dumas vontades mansas. 

A doce alacridade ia explodindo aos saltos. 
E toda a natureza 
Robusta de saúde e estrênua de grandeza 
Libérrima e vital, 
Erguia-se pujante, audaz e redentora, 
No gérmen material da força criadora, 
Dentre a vida selvagem, mística, animal... 

Dos roseirais preciosos 
Nos renques primorosos, 
Numa linda roseira abria castamente, 
Como um sonho de luz numa cabeça ardente, 
O mais belo, o mais puro entre os botões de rosa. 
Tinha essa cor formosa, 
Tinha essa cor da aurora, 
Quando ensanguenta em rubro a vastidão sonora. 

Era um botão feliz 
Sorrindo para o Azul, zombando da matéria. 
Tinha o leve quebranto e a maciez etérea 
Que uma estrofe não diz. 
Das pétalas macias, 
Das pétalas sanguíneas, 
Doces como harmonias 
Brandas e velutíneas 
Uns perfumes sutis se espiralavam, raros, 
Pela mansão do Bem, pelos espaços claros. 
Perfumes excelentes, 
Perfumes dos melhores 
Perfumes bons de incógnitos Orientes. 

Matéria, não deplores 
O viver natural dos vegetais alegres; 
Eles são mais ditosos 
Que os nababos e reis nos seus coxins pomposos; 
E por mais que tu regres 
O matéria fatal, a tua vida inteira, 
No rigor da higiene; 
E por mais que a maneira 
Do teu grande existir, desse existir - perene 
De ironias e pasmos, 
Explosões de sarcasmos 
Tu completes, matéria - ó humanidade ousada 
Com a ciência altanada; 
E por mais que no século, 
Tu mergulhes a idéia, o prodigioso espéculo, 
Será sempre maior e exuberante e forte, 
Ó matéria fatal, 
Essa vida tão rica 
Que se corporifica 
Na valente coorte 
Do poder vegetal. 

Era um botão feliz, 
Cuia roseira, impávida, 
Ébria de aromas bons, ébria de orgulhos - ávida 
De completa fragrância, 
Palpitava com ânsia 
Desde a própria raiz. 

E entanto o sol tombara e triunfantemente 
Como um supremo Rubens, 
Jorrando à curvidade etérea do poente, 
O ouro e o escarlate, aprimorando as nuvens, 
Numa distribuição simpática de cores, 
De tintas e de luzes 
De galas e fulgores 
Rubros como o estourar dos férvidos obuses. 

O cérebro em nevrose, 
No pasmo que precede a augusta apoteose 
De uma excelsa visão perfeitamente bela, 
De uma excelsa visão em límpidos doceis, 
Exaltava o acabado artístico da Tela 
E o gosto dos pincéis. 

Caíam da amplidão em névoas singulares 
Os pálidos crepúsculos. 
Os fúlgidos altares 
Do homem primitivo - a relva, o prado, o campo 
Onde ele ia buscar a força de uma crença 
Que então lhe iluminasse a alma escura e densa, 
Morriam de clarões - os poderosos músculos 
Da fértil mãe de tudo - a natureza ingente - 
Deixavam de bater. - O olhar do pirilampo 
Oscilava, tremia - azul, fosforescente. 

As sombras vinham, vinham, 
Lembrando um batalhão d'espectros que caminham 
E a casta nitidez sintética das cousas 
Tomava a proporção das funerárias lousas. 
Completara-se então o mais extraordinário, 
O mais extravagante, 
Dos fenômenos todos: 
A noite. - Enfim descera a treva do Calvário, 
A treva que envolveu o Cristo agonizante. 

Coaxavam negras rãs nos charcos e nos lodos. 
A abóbada espaçosa, a física amplitude, 
Mostrava a profundez da angústia de ataúde 
De um operário pobre, 
Quando se escuta o dobre 
Amplíssimo e funéreo, 
Sinistro e compassado, 
Rolar pela mansão gloriosa do mistério, 
Assim com um soluço aflito, estrangulado. 

Devia ser, devia 
Por uma noite assim, 
Como esta noite igual, 
Que derramou Maria 
A lágrima da dor, - que o célebre Caim 
Sentiu dentro do crânio as convulsões do Mal. 

Mas o botão de rosa, 
Traído pelo estranho zéfiro da sorte, 
Rolou como uma cisma 
Intensa e luminosa 
Ardente e jovial em que a razão se abisma 
E foi cair, cair no pélago da morte, 
Em um dos mais raivosos, 
Em um dos mais atrozes 
Rios impetuosos, 
Cheios de surdas vozes, 
Sozinho, em desamparo, assim como um proscrito, 
Em meio à placidez 
Dos astros no infinito 
E à mesma irracional e fúnebre mudez. 

Depois e além de tudo, 
Além do grave aspecto inteiramente mudo, 
Ao tempo que morria 
O cândido botão - em um dos tantos galhos 
Virentes da roseira - alegre no ar se abria 
Um outro que ostentava as pétalas sedosas, 
As pétalas gracis de cores deliciosas, 
De cores ideais. 
As auras musicais 
Passavam-lhe de leve, 
Nos tímidos rumores, 
De um ósculo mais breve. 

E dentre a exposição das delicadas flores, 
Das rosas - o botão 
Aberto ultimamente às cúpulas austeras, 
Às plagas da esperança, a irmã das primaveras, 
Pendido um quase nada, esbelto na roseira, 
Mostrava aquela unção, 
A ínclita maneira 
De quem se glorifica 
Subindo ao céu azul da majestade pura, 
Da eterna exuberância, 
Da fonte sempre rica, 
Da esplêndida fartura 
Da luz imaculada - a egrégia substância 
Que faz das almas claras 
Pela fecundidade olímpica do amor, Magníficas searas, 
De onde se difunde à vida sempiterna, 
À vida essencial, à lei que nos governa, 
À idéia varonil do poeta sonhador. 

A arte especialmente, esse prodígio, atriz, 
Como o botão de rosa 
Tão meigo e tão feliz, 
Pode ser arrojada e brutalmente, ao pego, 
Na treva silenciosa, 
Onde o espírito vai, atordoado e cego, 
Cair, entre soluços, 
Como um colosso ideal tombado ao chão de bruços, 
Ou pode equilibrar-se em admirável base 
Estética e profunda, 
Assim, bem como o outro, à mais radiosa altura. 

Deves sondá-la bem nesta segunda fase. 
Precisas para isso uma alma mais fecunda. 
Precisas de sentir a artística loucura...
 


AO DECÊNIO DE CASTRO ALVES

Quem sempre vence é o porvir!
No espadanar das espumas
Que vão à praia saltar!
Nos ecos das tempestades
Da bela aurora ao raiar,
Um brado enorme, profundo,
Que faz tremer todo o mundo
Se deixa logo sentir!
É como o brado solene,
Ingente, Celso, perene,
É como o brado: - Porvir!

Pergunta a onda: - Quem é?..,
Responde o brado: - Sou eu!
Eu sou a Fama, que venho
C'roar o vate, o Criseu!
Dormi, meu Deus, por dez anos
E da natura os arcanos

Não posso todos saber!
Mas como ouvisse louvores
De glória, gritos, clamores,
Também vim louros trazer.

Fatalidade! - Desgraça!
Fatalidade, meu Deus!
Passou-se um gênio tão cedo,
Sumiu-se um astro nos céus!
As catadupas d'idéias,
De pensamento epopéias
Rolaram todas no chão!
Saindo a alma pra glória
Bradou pra pátria - vitória!
Já sou de vultos irmãos!

Foi Deus que disse: - Poeta,
Vem decantar a meus pés.
Na eternidade há mais luz,
Dão mais valor ao que és.
Se lá na terra tens louros,
Receberás cá tesouros
De muitas glórias até!
Terás a lira adorada
C'o divo plectro afinada
De Dante, Tasso e Garret!

Então na terra sentiu-se
UM grande acorde final!
O belo vate brasílio
Pendeu a fronte imortal!
O negro espaço rasgou-se
E aquele gênio internou-se
Na sempiterna mansão.
A sua fronte brilhava
E o áureo livro apertava
Sereno e ledo na mão...

E o mundo então sobre os eixos
Ouviu-se logo rodar!
É que ele mesmo estremece
A ver um vulto tombar.

É que na queda dos entes
Que são na vida potentes,
Que têm nas veias ardor,
Há cataclismos medonhos
Que só sentimos em sonhos
Mas que nos causam terror!...

E o coração s'estortega
E s'entibia a razão!
No peito o sangue enregela
E logo a história diz: - Não!
Não chore a pátria esse filho,
Se procurou outro trilho
Também mais glória me deu!
E quando os séculos passarem
Se hão de tristes curvarem
Enquanto alegre só eu?...

Oh! Basta! Basta! Silêncio!
Repousa, vate, nos Céus!
Que muito além dos espaços
Os cantos subam dos teus!
Se nesta vida d'enganos
Não são bastante os humanos
Pra te render ovações!
Perdoa os fracos, ó gênio,
Que pra cantar teu decênio
Somente Elmano ou Camões!

BRAÇOS

Braços nervosos, brancas opulências,
brumais brancuras, fúlgidas brancuras,
alvuras castas, virginais alvuras,
latescências das raras latescências.

As fascinantes, mórbidas dormências
dos teus abraços de letais flexuras,
produzem sensações de agres torturas,
dos desejos as mornas florescências.

Braços nervosos, tentadoras serpes
que prendem, tetanizam como os herpes,
dos delírios na trêmula coorte ...

Pompa de carnes tépidas e flóreas,
braços de estranhas correções marmóreas,
abertos para o Amor e para a Morte!




ENCARNAÇÃO

Carnais, sejam carnais tantos desejos,
carnais, sejam carnais tantos anseios,
palpitações e frêmitos e enleios,
das harpas da emoção tantos arpejos...
Sonhos, que vão, por trêmulos adejos,
à noite, ao luar, intumescer os seios
láteos, de finos e azulados veios
de virgindade, de pudor, de pejos...

Sejam carnais todos os sonhos brumos
de estranhos, vagos, estrelados rumos
onde as Visões do amor dormem geladas...

Sonhos, palpitações, desejos e ânsias
formem, com claridades e fragrâncias,
a encarnação das lívidas Amadas!




VELHAS TRISTEZAS

Diluências de luz, velhas tristezas
das almas que morreram para a luta!
Sois as sombras amadas de belezas
hoje mais frias do que a pedra bruta.
Murmúrios ncógnitos de gruta
onde o Mar canta os salmos e as rudezas
de obscuras religiões — voz impoluta
de todas as titânicas grandezas.

Passai, lembrando as sensações antigas,
paixões que foram já dóceis amigas,
na luz de eternos sóis glorificadas.

Alegrias de há tempos! E hoje e agora,
velhas tristezas que se vão embora
no poente da Saudade amortalhadas! ...
 



DANÇA DO VENTRE

Torva, febril, torcicolosamente,
numa espiral de elétricos volteios,
na cabeça, nos olhos e nos seios
fluíam-lhe os venenos da serpente.
Ah! que agonia tenebrosa e ardente!
que convulsões, que lúbricos anseios,
quanta volúpia e quantos bamboleios,
que brusco e horrível sensualismo quente.

O ventre, em pinchos, empinava todo
como réptil abjecto sobre o lodo,
espolinhando e retorcido em fúria.

Era a dança macabra e multiforme
de um verme estranho, colossal, enorme,
do demônio sangrento da luxúria!
 



FLOR DO MAR

És da origem do mar, vens do secreto,
do estranho mar espumaroso e frio
que põe rede de sonhos ao navio
e o deixa balouçar, na vaga, inquieto.
Possuis do mar o deslumbrante afeto,
as dormências nervosas e o sombrio
e torvo aspecto aterrador, bravio
das ondas no atro e proceloso aspecto.
Num fundo ideal de púrpuras e rosas
surges das águas mucilaginosas
como a lua entre a névoa dos espaços...
Trazes na carne o eflorescer das vinhas,
auroras, virgens músicas marinhas,
acres aromas de algas e sargaços...




DILACERAÇÕES

Ó carnes que eu amei sangrentamente,
ó volúpias letais e dolorosas,
essências de heliotropos e de rosas
de essência morna, tropical, dolente...
Carnes, virgens e tépidas do Oriente
do Sonho e das Estrelas fabulosas,
carnes acerbas e maravilhosas,
tentadoras do sol intensamente...

Passai, dilaceradas pelos zelos,
através dos profundos pesadelos
que me apunhalam de mortais horrores...

Passai, passai, desfeitas em tormentos,
em lágrimas, em prantos, em lamentos
em ais, em luto, em convulsões, em dores...
 



SINFONIAS DO OCASO

Musselinosas como brumas diurnas
descem do ocaso as sombras harmoniosas,
sombras veladas e musselinosas
para as profundas solidões noturnas.
Sacrários virgens, sacrossantas urnas,
os céus resplendem de sidéreas rosas,
da Lua e das Estrelas majestosas
iluminando a escuridão das furnas.
Ah! por estes sinfônicos ocasos
a terra exala aromas de áureos vasos,
incensos de turíbulos divinos.
Os plenilúnios mórbidos vaporam ...
E como que no Azul plangem e choram
cítaras, harpas, bandolins, violinos ...




ACROBATA DA DOR

Gargalha, ri, num riso de tormenta,
como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
agita os guizos, e convulsionado
salta, gavroche, salta clown, varado
pelo estertor dessa agonia lenta ...

Pedem-se bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
nessas macabras piruetas d'aço. . .

E embora caias sobre o chão, fremente,
afogado em teu sangue estuoso e quente,
ri! Coração, tristíssimo palhaço.
 



MÚSICA DA MORTE

A música da Morte, a nebulosa,
estranha, imensa música sombria,
passa a tremer pela minh'alma e fria
gela, fica a tremer, maravilhosa ...
Onda nervosa e atroz, onda nervosa,
letes sinistro e torvo da agonia,
recresce a lancinante sinfonia
sobe, numa volúpia dolorosa ...

Sobe, recresce, tumultuando e amarga,
tremenda, absurda, imponderada e larga,
de pavores e trevas alucina ...

E alucinando e em trevas delirando,
como um ópio letal, vertiginando,
os meus nervos, letárgica, fascina ...
 


Fontes: http://www.jornaldepoesia.jor.br/csousa.html
            http://www.brasilescola.com/literatura/cruz-sousa.htm

terça-feira, 25 de junho de 2013

Pitágoras - biografia, vida e frases



Pitágoras (580?-497? a.C.) foi matemático, filósofo, astrônomo, músico e místico grego. Autor do "teorema de Pitágoras": "num triangulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos". Desenvolveu trabalhos na área da filosofia, música, moral, geografia e medicina.

Pitágoras (580?-497? a.C.) nasceu na ilha de Samos, no mar Egeu, Grécia. Desde jovem impressionava os mestres das melhores escolas de Samos. Aos 16 anos foi enviado para Mileto, para estudar com Tales, o maior sábio da época. Logo, Tales reconheceu que nada mais tinha que ensinar ao jovem e passou ele, o mestre, a estudar as descobertas geométricas e matemáticas do aluno.

Adulto, em busca de novos Conhecimentos, Pitágoras foi para a Síria, Arábia, Caldeia, Pérsia, Índia e Egito, onde se fixou e passou mais de 20 anos. Para conhecer melhor os Mistérios da religião egípcia, se fez sacerdote. Quando Cambises conquistou o Egito, Pitágoras foi obrigado a seguir para a Babilônia, onde passou a estudar e descobrir como se desenvolviam as ciências naquela região.

De volta à Samos, Pitágoras encontra a ilha governada pelo ditador Polícrates, que não queria saber nem de escolas nem de templos. Pitágoras parte para Crotone, no sul da Itália, onde se dedica a ensinar aos filhos dos aristocratas. Finalmente funda sua escola, onde leciona aritmética, geometria, música, astronomia, religião e moral.

Pitágoras conseguiu criar uma comunidade religiosa, filosófica e política. Os alunos formados ocupavam altos cargos no governo local. Cientes de sua sabedoria, desprezavam as massas ignorantes e apoiavam os partidos aristocráticos. As massas revoltadas, incendiaram a escola e Pitágoras foi exilado para Metaponto, ao norte, na Lucânia.

O matemático não se contentava em dizer frases, provava e verificava geometricamente um enunciado matemático, ou seja, expressava como teorema. Entre eles os mais conhecidos são: a soma dos ângulos internos de um triângulo, é igual à soma de dois ângulos retos; a superfície de um quadrado é igual à multiplicação de um lado por si mesmo, surgindo a expressão "elevar ao quadrado"; o volume de um cubo é igual a sua aresta multiplicada três vezes por si mesma, originando a expressão elevar ao cubo.

Para Pitágoras a música era o melhor meio de purificar a alma. Os termos criados por ele são usados até hoje, como "média harmônica" e "progressão harmônica". Como astrônomo, seu principal mérito foi conceber o universo em movimento. Como teórico de medicina, achava que o corpo humano era construído basicamente por uma harmonia: homem doente era sinal de harmonia rompida. Como filósofo, deu origem a uma corrente, que inspirou vários pensadores gregos, entre eles Platão.

Pitágoras morreu, na Lucânia, Itália, com mais de oitenta anos.

Principais filósofos da Escola Pitagórica:

- Filolau de Crotona
- Temistocleia
- Arquitas de Tarento
- Alcmeão de Crotona
- Melissa

Alguns pensamentos (frases) de Pitágoras:

- Não é livre quem não consegue ter domínio sobre si.

- Todas as coisas são números.

- Aquele que fala semeia; aquele que escuta recolhe. 

- Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. 

- Educai as crianças e não será preciso punir os homens.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sócrates - biografia, doutrinas, métodos e frases

Vida

"Pode alguém perguntar: 'Mas não serás capaz, ó Sócrates, de nos deixar e viver calado e quieto?' Não convenceria alguns dentre vós de nada mais dificilmente do que disso. Se vos disser que assim desobedeceria ao deus e, por isso, impossível é a vida quieta, não me dareis fé, pensando que é ironia; de outro lado, se vos disser que para o homem nenhum bem supera o discorrer cada dia sobre a virtude e outros temas (...), e que a vida sem exame não é vida digna de um ser humano, acreditareis ainda menos em minhas palavras."

Na obra "Defesa de Sócrates", de seu discípulo Platão, encontramos o mestre afirmando a necessidade da filosofia contra seus acusadores, que acabaram condenando-o à morte.

Sócrates é considerado um dos principais filósofos de toda a história da filosofia ocidental. Era filho de um escultor e de uma parteira. Em Atenas, recebeu uma educação clássica, que incluía ginástica, música e gramática. Pouco se sabe a respeito de sua juventude.

Sócrates vivia de maneira humilde, percorrendo descalço as ruas de Atenas. Tornou-se o filósofo por excelência, "amigo do saber". Passou a ensinar em praça pública, sem cobrar pelos seus ensinamentos, ao contrário do que faziam os sofistas. Seu método consistia em fazer perguntas que conduziam o discípulo à descoberta da verdade.

Sócrates reformulou a filosofia grega, fazendo com que a busca de conhecimento, antes centrada no estudo da natureza, passasse a ocupar-se do homem e das suas ações.

Casou-se com Xantipa, mulher de temperamento difícil, e teve três filhos. No fim da vida, foi considerado um perigo para a sociedade e, confundido com os sofistas, acabou acusado e condenado à morte. Preso, morreu ingerindo a cicuta - um veneno comum na época - em 399 a.C. Sócrates elaborou sua própria defesa, comentando e refutando as acusações de corromper a juventude e não venerar os deuses da cidade.

Apesar de nunca ter escrito uma obra, a atividade filosófica de Sócrates está documentada nos livros do também filósofo grego Platão. Os célebres diálogos de Platão incluem o "Êutifron", o "Critão", o "Fédon" e "Um Banquete". Em todos eles, Sócrates aparece como personagem.

Método de Sócrates

É a parte polêmica. Insistindo no perpétuo fluxo das coisas e na variabilidade extrema das impressões sensitivas determinadas pelos indivíduos que de contínuo se transformam, concluíram os sofistas pela impossibilidade absoluta e objetiva do saber. Sócrates restabelece-lhe a possibilidade, determinando o verdadeiro objeto da ciência.

O objeto da ciência não é o sensível, o particular, o indivíduo que passa; é o inteligível, oconceitoque se exprime pela definição. Este conceito ou idéia geral obtém-se por um processo dialético por ele chamado indução e que consiste em comparar vários indivíduos da mesma espécie, eliminar-lhes as diferenças individuais, as qualidades mutáveis e reter-lhes o elemento comum, estável, permanente, a natureza, a essência da coisa. Por onde se vê que a indução socrática não tem o caráter demonstrativo do moderno processo lógico, que vai do fenômeno à lei, mas é um meio de generalização, que remonta do indivíduo à noção universal.

Praticamente, na exposição polêmica e didática destas idéias, Sócrates adotava sempre o diálogo, que revestia uma dúplice forma, conforme se tratava de um adversário a confutar ou de um discípulo a instruir. No primeiro caso, assumia humildemente a atitude de quem aprende e ia multiplicando as perguntas até colher o adversário presunçoso em evidente contradição e constrangê-lo à confissão humilhante de sua ignorância. É a ironiasocrática. No segundo caso, tratando-se de um discípulo (e era muitas vezes o próprio adversário vencido), multiplicava ainda as perguntas, dirigindo-as agora ao fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito, uma definição geral do objeto em questão. A este processo pedagógico, em memória da profissão materna, denominava ele maiêutica ou engenhosa obstetrícia do espírito, que facilitava a parturição das idéias.

Doutrinas Filosóficas

A introspecção é o característico da filosofia de Sócrates. E exprime-se no famoso lema conhece-te a ti mesmo - isto é, torna-te consciente de tua ignorância - como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude. E alcançava em Sócrates intensidade e profundidade tais, que se concretizava, se personificava na voz interior divina do gênio ou demônio.

Como é sabido, Sócrates não deixou nada escrito. As notícias que temos de sua vida e de seu pensamento, devemo-las especialmente aos seus dois discípulos Xenofonte e Platão, de feição intelectual muito diferente. Xenofonte, autor de Anábase, em seus Ditos Memoráveis, legou-nos de preferência o aspecto prático e moral da doutrina do mestre. Xenofonte, de estilo simples e harmonioso, mas sem profundidade, não obstante a sua devoção para com o mestre e a exatidão das notícias, não entendeu o pensamento filosófico de Sócrates, sendo mais um homem de ação do que um pensador. Platão, pelo contrário, foi filósofo grande demais para nos dar o preciso retrato histórico de Sócrates; nem sempre é fácil discernir o fundo socrático das especulações acrescentadas por ele. Seja como for, cabe-lhe a glória e o privilégio de ter sido o grande historiador do pensamento de Sócrates, bem como o seu biógrafo genial. Com efeito, pode-se dizer que Sócrates é o protagonista de todas as obras platônicas embora Platão conhecesse Sócrates já com mais de sessenta anos de idade.

"Conhece-te a ti mesmo" - o lema em que Sócrates cifra toda a sua vida de sábio. O perfeito conhecimento do homem é o objetivo de todas as suas especulações e a moral, o centro para o qual convergem todas as partes da filosofia. A psicologia serve-lhe de preâmbulo, a teodicéia de estímulo à virtude e de natural complemento da ética.

Em psicologia, Sócrates professa a espiritualidade e imortalidade da alma, distingue as duas ordens de conhecimento, sensitivo e intelectual, mas não define o livre arbítrio, identificando a vontade com a inteligência.

Em teodicéia, estabelece a existência de Deus: a) com o argumento teológico, formulando claramente o princípio: tudo o que é adaptado a um fim é efeito de uma inteligência; b) com o argumento, apenas esboçado, da causa eficiente: se o homem é inteligente, também inteligente deve ser a causa que o produziu; c) com o argumento moral: a lei natural supõe um ser superior ao homem, um legislador, que a promulgou e sancionou. Deus não só existe, mas é também Providência, governa o mundo com sabedoria e o homem pode propiciá-lo com sacrifícios e orações. Apesar destas doutrinas elevadas, Sócrates aceita em muitos pontos os preconceitos da mitologia corrente que ele aspira reformar.

Moral. É a parte culminante da sua filosofia. Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica. Esta doutrina, uma das mais características da moral socrática, é conseqüência natural do erro psicológico de não distinguir a vontade da inteligência. Conclusão: grandeza moral e penetração especulativa, virtude e ciência, ignorância e vício são sinônimos. "Se músico é o que sabe música, pedreiro o que sabe edificar, justo será o que sabe a justiça".

Sócrates reconhece também, acima das leis mutáveis e escritas, a existência de uma lei natural - independente do arbítrio humano, universal, fonte primordial de todo direito positivo, expressão da vontade divina promulgada pela voz interna da consciência.

Sublime nos lineamentos gerais de sua ética, Sócrates, em prática, sugere quase sempre a utilidade como motivo e estímulo da virtude. Esta feição utilitarista empana-lhe a beleza moral do sistema.

Gnosiologia

O interesse filosófico de Sócrates volta-se para o mundo humano, espiritual, com finalidades práticas, morais. Como os sofistas, ele é cético a respeito da cosmologia e, em geral, a respeito da metafísica; trata-se, porém, de um ceticismo de fato, não de direito, dada a sua revalidação da ciência. A única ciência possível e útil é a ciência da prática, mas dirigida para os valores universais, não particulares. Vale dizer que o agir humano - bem como o conhecer humano - se baseia em normas objetivas e transcendentes à experiência. O fim da filosofia é a moral; no entanto, para realizar o próprio fim, é mister conhecê-lo; para construir uma ética é necessário uma teoria; no dizer de Sócrates, a gnosiologia deve preceder logicamente a moral. Mas, se o fim da filosofia é prático, o prático depende, por sua vez, totalmente, do teorético, no sentido de que o homem tanto opera quanto conhece: virtuoso é o sábio, malvado, o ignorante. O moralismo socrático é equilibrado pelo mais radical intelectualismo, racionalismo, que está contra todo voluntarismo, sentimentalismo, pragmatismo, ativismo.

A filosofia socrática, portanto, limita-se à gnosiologia e à ética, sem metafísica. A gnosiologia de Sócrates, que se concretizava no seu ensinamento dialógico, donde é preciso extraí-la, pode-se esquematicamente resumir nestes pontos fundamentais: ironia, maiêutica, introspecção, ignorância, indução, definição. Antes de tudo, cumpre desembaraçar o espírito dos conhecimentos errados, dos preconceitos, opiniões; este é o momento da ironia, isto é, da crítica. Sócrates, de par com os sofistas, ainda que com finalidade diversa, reivindica a independência da autoridade e da tradição, a favor da reflexão livre e da convicção racional. A seguir será possível realizar o conhecimento verdadeiro, a ciência, mediante a razão. Isto quer dizer que a instrução não deve consistir na imposição extrínseca de uma doutrina ao discente, mas o mestre deve tirá-la da mente do discípulo, pela razão imanente e constitutiva do espírito humano, a qual é um valor universal. É a famosa maiêutica de Sócrates, que declara auxiliar os partos do espírito, como sua mãe auxiliava os partos do corpo.

Esta interioridade do saber, esta intimidade da ciência - que não é absolutamente subjetivista, mas é a certeza objetiva da própria razão - patenteiam-se no famoso dito socrático"conhece-te a ti mesmo" que, no pensamento de Sócrates, significa precisamente consciência racional de si mesmo, para organizar racionalmente a própria vida. Entretanto, consciência de si mesmo quer dizer, antes de tudo, consciência da própria ignorância inicial e, portanto, necessidade de superá-la pela aquisição da ciência. Esta ignorância não é, por conseguinte, ceticismo sistemático, mas apenas metódico, um poderoso impulso para o saber, embora o pensamento socrático fique, de fato, no agnosticismo filosófico por falta de uma metafísica, pois, Sócrates achou apenas a forma conceptual da ciência, não o seu conteúdo.

O procedimento lógico para realizar o conhecimento verdadeiro, científico, conceptual é, antes de tudo, a indução: isto é, remontar do particular ao universal, da opinião à ciência, da experiência ao conceito. Este conceito é, depois, determinado precisamente mediante a definição, representando o ideal e a conclusão do processo gnosiológico socrático, e nos dá a essência da realidade.

A Moral

Como Sócrates é o fundador da ciência em geral, mediante a doutrina do conceito, assim é o fundador, em particular da ciência moral, mediante a doutrina de que eticidade significa racionalidade, ação racional. Virtude é inteligência, razão, ciência, não sentimento, rotina, costume, tradição, lei positiva, opinião comum. Tudo isto tem que ser criticado, superado, subindo até à razão, não descendo até à animalidade - como ensinavam os sofistas. É sabido que Sócrates levava a importância da razão para a ação moral até àquele intelectualismo que, identificando conhecimento e virtude - bem como ignorância e vício - tornava impossível o livre arbítrio. Entretanto, como a gnosiologia socrática carece de uma especificação lógica, precisa - afora a teoria geral de que a ciência está nos conceitos - assim a ética socrática carece de um conteúdo racional, pela ausência de uma metafísica. Se o fim do homem for o bem - realizando-se o bem mediante a virtude, e a virtude mediante o conhecimento - Sócrates não sabe, nem pode precisar este bem, esta felicidade, precisamente porque lhe falta uma metafísica. Traçou, todavia, o itinerário, que será percorrido por Platão e acabado, enfim, por Aristóteles. Estes dois filósofos, partindo dos pressupostos socráticos, desenvolverão uma gnosiologia acabada, uma grande metafísica e, logo, uma moral.

Escolas Socráticas Menores

A reforma socrática atingiu os alicerces da filosofia. A doutrina do conceito determina para sempre o verdadeiro objeto da ciência: a indução dialética reforma o método filosófico; a ética une pela primeira vez e com laços indissolúveis a ciência dos costumes à filosofia especulativa. Não é, pois, de admirar que um homem, já aureolado pela austera grandeza moral de sua vida, tenha, pela novidade de suas idéias, exercido sobre os contemporâneos tamanha influência. Entre os seus numerosos discípulos, além de simples amadores, como Alcibíades e Eurípedes, além dos vulgarizadores da sua moral (socratici viri), como Xenofonte, havia verdadeiros filósofos que se formaram com os seus ensinamentos. Dentre estes, alguns, saídos das escolas anteriores não lograram assimilar toda a doutrina do mestre; desenvolveram exageradamente algumas de suas partes com detrimento do conjunto.

Sócrates não elaborou um sistema filosófico acabado, nem deixou algo de escrito; no entanto, descobriu o método e fundou uma grande escola. Por isso, dele depende, direta ou indiretamente, toda a especulação grega que se seguiu, a qual, mediante o pensamento socrático, valoriza o pensamento dos pré-socráticos desenvolvendo-o em sistemas vários e originais. Isto aparece imediatamente nas escolas socráticas. Estas - mesmo diferenciando-se bastante entre si - concordam todas pelo menos na característica doutrina socrática de que o maior bem do homem é a sabedoria. A escola socrática maior é a platônica; representa o desenvolvimento lógico do elemento central do pensamento socrático - o conceito - juntamente com o elemento vital do pensamento precedente, e culmina em Aristóteles, o vértice e a conclusão da grande metafísica grega. Fora desta escola começa a decadência e desenvolver-se-ão as escolas socráticas menores.

São fundadores das escolas socráticas menores, das quais as mais conhecidas são:  

1. A escola de Megara, fundada por Euclides (449-369), que tentou uma conciliação da nova ética com a metafísica dos eleatas e abusou dos processos dialéticos de Zenão.

2. A escola cínica, fundada por Antístenes (n. c. 445), que, exagerando a doutrina socrática do desapego das coisas exteriores, degenerou, por último, em verdadeiro desprezo das conveniências sociais. São bem conhecidas as excentricidades de Diógenes.

3. A escola cirenaica ou hedonista, fundada por Aristipo, (n. c. 425) que desenvolveu o utilitarismo do mestre em hedonismo ou moral do prazer. Estas escolas, que, durante o segundo período, dominado pelas altas especulações de Platão e Aristóteles , verdadeiros continuadores da tradição socrática, vegetaram na penumbra, mais tarde recresceram transformadas ou degeneradas em outras seitas filosóficas. Dentre os herdeiros de Sócrates, porém, o herdeiro genuíno de suas idéias, o seu mais ilustre continuador foi o sublime Platão.

Frases e pensamentos de Sócrates

Só sei que nada sei. (Frases de Sócrates)

Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e será sábio. (Pensamentos de Sócrates)

Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada. (Frases de Sócrates)

A sabedoria começa na reflexão. (Pensamentos de Sócrates)

O verdadeiro conhecimento vem de dentro. (Frases de Sócrates)

É costume de um tolo, quando erra, queixar-se do outro. É costume do sábio queixar de si mesmo. (Pensamentos de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Socrates sobre amor


O amor não é um deus,nem um mortal,e sim um grande demônio. (Frases de Sócrates)

Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem. (Pensamentos de Sócrates)

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. (Frases de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Sócrates sobre a alma


Em qualquer direção que percorras a alma, nunca tropeçaras em seus limites. (Frases de Sócrates)

Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados. (Pensamentos de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Socrates sobre a educação


Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. (Frases de Sócrates)

O próprio sábio cora das suas palavras, quando elas surpreendem as suas ações. (Pensamentos de Sócrates)

Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará. (Frases de Sócrates)

O homem para ser completo tem que estudar, trabalhar e lutar. (Pensamentos de Sócrates)

A palavra é o fio de ouro do pensamento. (Frases de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Sócrates sobre a morte


Se a morte fosse mesmo o fim de tudo, seria isso um ótimo negócio para os perversos, pois ao morrer teriam canceladas todas as maldades, não apenas do seu corpo mas também de sua alma. (Pensamentos de Sócrates)

Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus. (Frases de Sócrates)

Meu conselho é que se case. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo. (Pensamentos de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Socrates sobre sabedoria


A mentira nunca vive o suficiente para envelhecer. (Frases de Sócrates)

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos. (Pensamentos de Sócrates)

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. (Frases de Sócrates)

Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos. (Pensamentos de Sócrates)

Três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente. (Frases de Sócrates)

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter. (Frases de Sócrates)

Entre os animais ferozes,o de mais perigosa mordedura é o delator.Entre os animais domésticos, o adulador. (Pensamentos de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Sócrates sobre a vida


Só quem entende a beleza do perdão pode julgar seus semelhantes. (Frases de Sócrates)

Chamo de preguiçoso o homem que podia estar melhor empregado. (Pensamentos de Sócrates)

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. (Frases de Sócrates)

A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser. (Pensamentos de Sócrates)

A vida sem ciência é uma espécie de morte. (Frases de Sócrates)

A alegria da alma constitui os belos dias da vida, seja qual for a época. (Pensamentos de Sócrates)

Não vivemos para comer, mas comemos para viver. (Frases de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Socrates sobre para reflexão


O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem. (Pensamentos de Sócrates)

Melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la. (Frases de Sócrates)

O poder se torna mais forte quando ninguém pensa. (Pensamentos de Sócrates)

O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele. (Frases de Sócrates)

Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa. (Pensamentos de Sócrates)

Se alguém mente sobre você, faça o contrário para que ele se passe por mentiroso. (Frases de Sócrates)

Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade. (Pensamentos de Sócrates)

Frases e Pensamentos de Sócrates sobre a verdade


A verdade não está com os homens, mas entre os homens. (Frases de Sócrates)

Aquilo que não puderes controlar, não ordenes. (Pensamentos de Sócrates)

A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer. (Frases de Sócrates)

Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo. (Pensamentos de Sócrates)

Tendo o mínimo de desejos chega-se mais perto dos deuses. (Frases de Sócrates)

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses. (Pensamentos de Sócrates)

Fonte: http://www.mundodosfilosofos.com.br/socrates.htm#ixzz2WjfSWMBO
          http://educacao.uol.com.br/biografias/socrates.jhtm
         http://www.psicoloucos.com/Socrates/frases-de-socrates-pensamentos-e-frases-de-socrates.html