Durante o século 20, uma boa parte das propostas econômicas e políticas de Karl Marx foram implantadas em quase um terço do planeta. Ainda que não seguindo exatamente a receita à risca, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e países da Europa Oriental viveram sob a chamada doutrina marxista por dezenas de anos. Mas a abolição da propriedade privada e das classes sociais em busca da justiça social trouxe efeitos colaterais que parecem não ter sido previstos por Marx, como o totalitarismo, a estagnação econômica e a perda das liberdades individuais.
“Antes os filósofos apenas interpretavam o mundo; ... a questão, porém, é transformá-lo.”
Teses sobre Feuerbach
“Os proletários nada têm a perder senão seus grilhões. E têm um mundo todo para ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos!”
Manifesto Comunista
“A religião é simultaneamente uma expressão de sofrimento genuíno e um protesto contra esse sofrimento. A religião é o suspiro das criaturas oprimidas, seu sentimento em um mundo sem sentimentos, a alma de nossa condição desalmada. É o ópio do povo.”
Para uma crítica da filosofia do direito de Hegel
|
A experiência marxista na prática fracassou na maioria dos países em que foi implementada. Mas a contribuição do pensamento de Karl Marx tem sido fundamental para compreendermos de forma crítica como o mundo funciona, principalmente sob o ponto de vista econômico. Da filosofia de Hegel às revoluções que fervilhavam numa Europa em transformações, conheça como foi a vida de Karl Marx e como ele desenvolveu sua obra.
Reprodução |