domingo, 23 de março de 2014

Biografia, vida e obras de Karl Marx

Karl Marx é um dos pensadores mais privilegiados de todos os tempos. Ele pertence ao seleto grupo de homens que mudaram o mundo. Suas ideias modificaram a forma como vemos nossas relações econômicas, sociais e culturais. Além de mudarem nosso entendimento da história da humanidade, elas também foram colocadas em prática e ajudaram a construir uma nova história.

Durante o século 20, uma boa parte das propostas econômicas e políticas de Karl Marx foram implantadas em quase um terço do planeta. Ainda que não seguindo exatamente a receita à risca, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e países da Europa Oriental viveram sob a chamada doutrina marxista por dezenas de anos. Mas a abolição da propriedade privada e das classes sociais em busca da justiça social trouxe efeitos colaterais que parecem não ter sido previstos por Marx, como o totalitarismo, a estagnação econômica e a perda das liberdades individuais.

Citações marxistas

Antes os filósofos apenas interpretavam o mundo; ... a questão, porém, é transformá-lo.

Teses sobre Feuerbach

Os proletários nada têm a perder senão seus grilhões. E têm um mundo todo para ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos!

Manifesto Comunista

A religião é simultaneamente uma expressão de sofrimento genuíno e um protesto contra esse sofrimento. A religião é o suspiro das criaturas oprimidas, seu sentimento em um mundo sem sentimentos, a alma de nossa condição desalmada. É o ópio do povo.

Para uma crítica da filosofia do direito de Hegel

A experiência marxista na prática fracassou na maioria dos países em que foi implementada. Mas a contribuição do pensamento de Karl Marx tem sido fundamental para compreendermos de forma crítica como o mundo funciona, principalmente sob o ponto de vista econômico. Da filosofia de Hegel às revoluções que fervilhavam numa Europa em transformações, conheça como foi a vida de Karl Marx e como ele desenvolveu sua obra.

Karl Marx
Reprodução

Donatello - Biografia e obras



Donatello (Donato di Niccolo - 1386 - 1466) é considerado o melhor escultor italiano do quatrocento e talvez a maior influência de grandes artistas posteriores como Michelângelo, fazia parte do grupo florentino que iniciou o renascimento na Itália. Suas obras demonstravam conhecimentos dos princípios clássicos, combinando elegância e harmonia antigas a elementos cristãos.

Discípulo de Ghiberti, Donatello acabou por desenvolver um estilo revolucionário totalmente diferente do aprendido com seu mestre. Um de seus primeiros trabalhos realizados, sem a supervisão de Ghiberti, já dá amostras de seu gênio: a série de esculturas que realizou para a Igreja de Or San Michele. As estátuas de São Jorge e São Marcos, por exemplo, são conhecidas por suas formas proporcionais, beleza bem próxima aos padrões clássicos, força 
de expressões e dinamismo.

A preocupação de Donatello com os efeitos óticos de seu trabalho era tamanha que ele ajustava as figuras representadas de acordo com o local de onde seriam vistas.Por exemplo, no caso de serem vistas de longe, deveria imprimir força e monumentalidade. Já as que estivessem mais perto do observador possuíam extrema delicadeza e suavidade, como é o caso de sua escultura em relevo “São Jorge e o Dragão“, feita para a base da estátua de São Jorge. Donatello, inclusive, era considerado um dos grandes mestres das esculturas em relevo. O Davi que esculpiu em bronze, é considerado o primeiro nu representado desde a antiguidade (apesar de não haver consenso a esse respeito entre os pesquisadores).

A representação é de um Davi adolescente e confiante e a cabeça do derrotado Golias. Costuma-se atribuir sua inspiração a uma visita realizada por Donatello a Roma. Além disso, dá amostras de sua capacidade em adaptar os valores clássicos aos temas relevantes de sua própria época. A escultura poderia ser uma boa alegoria para a cidade de Florença, que havia acabado de se confrontar com o poderoso duque de Milão.

Passou um período de sua vida (de 1443 a 1453) em Pádua, onde realizou trabalhos como a primeira representação de um cavalo montado em tamanho natural desde a antiguidade. Chamava-se “Guattamelata”, inspirada na estátua romana de Marco Aurélio. Em seus últimos trabalhos, os elementos que garantem força emocional às esculturas são extremamente valorizados, como demonstra a sua “Maria Madalena“, em madeira.

Principais obras de Donatello

"São Marcos" - Florença;
"Tabernáculo de São Jorge" - Museu Nacional do Bargello, Florença;
"Profetas" (Zuccone) - Duomo, Florença;
"O Banquete de Herodes" - Pia batismal da catedral de Siena;
"Davi" - Museu Nacional do Bargello, Florença;
"Gattamelata" (estátua equestre ) - Pádua;
"Maria Madalena" - Duomo, Florença;
"Judite e Holofernes" - Palazzo Vecchio, Florença.